Últimas Postagens

"Lembre-se de onde caiu!"



“Lembre-se de onde caiu! Arrependa-se e pratique as obras que praticava no princípio. Se não se arrepender, virei a você e tirarei o seu candelabro do seu lugar” (Apocalipse 2:5)

“Lembre-se de onde caiu!” : O primeiro passo para a restauração da igreja de Éfeso era “Lembrar” . Eles precisavam lembrar de onde caíram. Isso significa lembrar onde eles costumavam estar no seu amor pelo Senhor e uns pelos outros.

Todos lembram do filho pródigo: Ele não deu valor a vida que levava na casa do pai. Então, pediu sua herança adiantada e partiu para viver sua própria vida. Porém como todos sabem, gastou o dinheiro com futilidades e acabou literalmente observando um chiqueiro de porcos, e desejando comer a lavagem dos suínos.No final da história, ele voltou para a casa do pai arrependido, e o pai o recebeu com festa. Porém, a pergunta que eu faço é essa:

Qual foi o primeiro passo para que o filho pródigo começasse seu processo de restauração?

Olhando os porcos no chiqueiro passou a lembrar da vida farta que tinha na casa dos pais, e imediatamente começou o caminho de volta para casa e para sua restauração.
É isso! Para voltarmos ao primeiro amor, o primeiro passo é lembrar!

Lembrar da comunhão que tínhamos com o Senhor no inicio da caminhada, o quanto eramos arrebatados por sua palavra e amávamos ficar horas estudando sua palavra.

Lembrar o quanto amávamos conversar com ele no ônibus indo ao trabalho, no quarto sozinhos e com os irmãos na igreja.

Lembrar de quanto era impossível nos contermos para falar sobre o que é ter Jesus, queríamos que todos a nossa volta tivessem o mesmo que tínhamos, a presença de Deus em nossas vidas!

Parece que com o passar do tempo, deixamos de confiar em Deus e assumimos uma postura de maior autoridade sobre nossa vida. Nos tornamos infelizmente, mais uma vez auto suficientes e religiosos, indo para igreja como se fosse um ritual mecânico. Deixamos a espontaneidade de lado, a franqueza de quando éramos como crianças aos seus pés e simplesmente confiávamos na fidelidade do Senhor.

Quando no verso acima, Jesus fala sobre se arrepender, ele está falando sobre atitude, sobre mudar a direção, e não sobre um sentimento de pena de nós mesmos. Alias nada haver com sentimentos e sim com uma atitude simples de parar o que se está fazendo e tomar outro caminho, como o filho pródigo que ao se dar conta da vida que estava levando levantou-se e partiu em direção a casa do pai.

Precisamos voltar pelo caminho que nos leva de volta ao coração de Deus. E como compartilhei no devocional anterior desenvolvermos a maturidade e profundidade desse primeiro e maravilhoso amor.

Praticar as obras que se praticava no inicio significa voltar aos fundamentos simples da fé.

Ficamos encantados sobre a “ciência dos evangelhos”, fascinados com livros que falam a respeito de “psicologia cristã”, “sociologia cristã”,” filosofia cristã”...Queremos comprar o último dicionário de hebraico, não podemos perder o ultimo livro sobre “como evangelizar com eficácia e tornar sua igreja maior ”...e tudo bem com os novos livros, mas não se pode abandonar o que é fundamental. E o fundamental na obra Cristã é:

Ter um tempo de qualidade estudando a Bíblia; Conversar com Jesus; amar estar no meio de seu povo e ter no coração uma vontade imensa de compartilhar esse amor derramado por Jesus. Enfim...Amar a Deus e nossos irmãos.

Eu ministro aulas de fundamentos Bíblicos há quase 4 anos. Alguns alunos já fizeram o mesmo curso mais de uma vez, e um deles fez o curso três vezes. Perguntei a ele o porquê e ele me disse “Nunca é demais Naldinho”.

Quando estudei essa carta para a igreja de Éfeso me lembrei dele e de quanto ele está certo.

Não vamos viver como órfãos no chiqueiro, vamos viver como filhos de Deus que somos, como herdeiros do Rei do reis, Senhor dos Senhores, nosso amigo, nosso Deus, Jesus Cristo.


Naldinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário