Em tempos recentes, todos querem comunicar e obter resultados e para isso é necessário planejar, perguntar, pesquisar e limpar todos os pontos de interrogação.
Um apresentador de TV ficou conhecido pelo bordão: "Quem não se comunica se trumbica". Este raciocínio é perfeito para os ambientes de projeto da igreja e outros seguimentos.
Proponho uma maneira simples de elaborar um planejamento básico antes de executar o seu projeto.
Fatores a considerar:
1- Analisar a Situação
Identifique os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
2- Definir os Objetivos
Elabore uma lista com os principais objetivos que pretende alcançar com a comunicação. Não é preciso definir muitos objetivos, apenas tente ser específico.
Exemplo: Divulgar a série de Evangelismo do Pr. Roberto Motta!
3- Definir Público Alvo
Esta é uma das partes mais importantes do seu planejamento. É a etapa onde o comunicador decide com quem quer falar, qual o sexo, idade, classe etc.
Exemplo: Homens e Mulheres de 20 a 60 anos de todas as classes sociais.
4- Constatar os melhores meios de comunicação
Esta etapa ajuda a igreja não desperdiçar verbas em mídias que não obtém resultados.
Exemplo: Não se anuncia uma semana de oração do distrito local na rede globo em horário nobre pagando 500 mil reais em 30 segundos!
Este foi um exemplo “infantil”, mas é uma maneira simples e fácil de entender que não seria um bom investimento.
Quando se trabalha com grandes campanhas, o planejamento de mídia é uma das etapas onde se analisa o custo beneficio dos investimentos. Para isso é usado fórmulas e outras ferramentas como o IBOPE, pesquisas de mercado etc.
No caso da igreja que o fluxo de produção é menor, analise o preço da mídia escolhida e divida esse valor por quantas pessoas serão atingidas e constate o custo beneficio.
Exemplo: 20 Cartazes – R$ 100,00 /600 Pessoas= R$ 0,16
Em seguida pergunte: Que impacto ocasionou a leitura destes cartazes? Quantos compareceram à programação? Alguém aceitou estudos bíblicos? Quantos se batizaram? ...?...?
Obtendo as respostas, descubra se o investimento realmente trouxe resultados.
5- Definir Calendário
A esta altura está pronto. Agora, basta definir quando ocorrerá o Start da campanha e se as datas escolhidas o publico alvo será atingido.
Essa é uma forma resumida do que realmente é um planejamento de campanha e das suas etapas decorrentes, mas é o mínimo que o comunicador precisa para desenvolver o trabalho com resultados.
Ficará mais fácil se introduzir as seguintes perguntas:
1- O Quê?
2- Por Quê?
3- Quem?
4- Quando?
5- Onde?
6- Como?
Proposta: Recital de Quartetos em São Roque-SP
1- O Quê?
R: Recital de Quartetos
2- Por Quê?
R: Para incentivar novas formações musicais na igreja e aproximar visitantes.
Com a resposta da pergunta 2 já é possível definir os objetivos da sua campanha.
3- Quem?
R: Ministério da Música e Jovens
4- Quando?
R: 13 de Junho às 20h
5- Onde?
R: Igreja Adventista de São Roque - Rua…
6- Como?
R: Convocar músicos de todas as igrejas do distrito de São Roque. Os gastos previstos para divulgação, será de R$ 200,00. Haverá a necessidade da listagem de ex-membros fornecida pela secretaria da igreja a fim de convidá-los, uma vez que o recital acontecerá no dia do “Reencontro” sugerido pelo calendário da Associação.
Viu como é fácil seguir as cinco etapas citadas quando se responde a estas perguntas?
Espero que este post lhe ajude a ter bons resultados em sua igreja e conduzir mais pessoas a Cristo.
Um grande abraço do seu amigo,
Thiago dos Santos
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